domingo, 16 de maio de 2010

NOITES DO MUSEU


Muitos são os que afirmam que o português é inculto e vive de costas para a cultura só pensando em futebol.
Esse conceito ofende-me duplamente: como português e como amante de futebol.
Passa-se é que vivemos num pais em que a cultura é cara e elitista.
Paga-se a cultura com IVA de luxo e depois lamenta-se a diminuição das vendas de livros e cd's.
Fazem-se espectáculos elitistas e pseudo intelectuais aos quais o público não adere e critica-se ignorando propositadamente as inúmeras salas de teatro lotadas com peças que o publico procura, vê e aplaude.
Temos inúmeros museus amorfos, a coleccionar pó, sem publico e que fecham aos fins de semana não vá lá aparecer alguém
A prova de que se deve procurar o que falha com outro olhar vem de iniciativas como a que ocorreu no Museu de Odrinhas este fim de semana sob o lema Noites do Museu.
Apesar da escassa publicitação da iniciativa que terá passado despercebida facto, esse sim, que se lamenta e repudia, a adesão do publico foi excelente e encheu as noites do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
O evento da recriação de uma noite renascentista de exaltação ao património arquelógico local onde nasceu à cerca de 500 anos aquele que seria o primeiro museu em Portugal atraiu inúmeros visitantes que encheram as galerias da principal sala de exposição do Museu.



Poderia ser melhor e mais atractiva a encenação? Podia, mas louve-se a iniciativa, felicitem-se todos os seus intervenientes e espere-se que haja mais noites assim nos museus portugueses porque público haverá sempre certamente.

3 comentários:

  1. Concordo, no entanto...
    Também os bilhetes de futebol são bem caros e não é por isso que as pessoas deixam de ir ao futebol... é uma questão de preferências e prioridades...
    Neste caso especifico,o bilhete custava €5... parece-me que falta mesmo é divulgação. Para além do jornal da região, não vi isto anunciado em mais lado nenhum, mas quem quer sabe, né?

    Bjitos GRANDES

    ResponderEliminar
  2. Não posso, de todo, concordar. Até porque neste passado sábado era o Dia do Museu e todos os museus tiveram , durante a noite, actividades para o público e bastante divulgadas pelos meios de comunicação social durante a semana toda.
    Por isso as prioridades ou opções passam por nós não pela duvulgação. E este Museu, em particular, estava a ABARROTAR...

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro.Estou a ver que não consigo comentar.
    Tens razão no que dizes e Odrinhas é um sitio onde costumamos ir algumas vezes e gostamos imenso.
    Mas penso que o sábado passado não foi por falta de divulgação pois nós estivemos no museu dos coches e foram umas horas bem passadas. E estou como a Paula, este museu estava cheio.
    Um beijo da Celeste e vê lá se te lembras de mim...Lol

    ResponderEliminar